top of page
Zarcos - Associação de músicos de Beja

 

 

A Zarcos - Associação de Músicos de Beja é uma associação sem fins lucrativos sediada na Casa da Cultura de Beja.

A ideia de criar a associação surge num período onde no distrito de Beja se verifica um crescimento significativo da quantidade de bandas e músicos e a falta de condições para a sua progressão. Com o principal objectivo de desenvolver, promover e apoiar a acção cultural e artística, com maior destaque na área da música, foi fundada em meados de 2011 e está agora a reactivar a sua actividade.

 

É atribuído à associação o nome de Zarcos em homenagem a Emídio Zarcos, um grande músico bejense destacado pela sua aptidão a tocar bateria e percussão.
Emídio Zarcos começou a relacionar-se com a música aos 14 anos através do Orfeão Académico da EIC de Beja e o seu primeiro grupo, intitulado Os Castores, foi formado um ano depois.

Em Beja passou por vários grupos de baile e de rock e em Lisboa, durante o serviço militar, integrou o grupo do exército e outros grupos de rock de fusão.

 

Ao regressar a Beja participa em grupos de música popular, de rock e fado. Em 1987 representa Beja no concurso Com Pés e Cabeça da RTP1.

De todos os grupos que integrou o que mais se destacou foi os Adiafa, onde cantava e tocava caixa de guerra e chinfalho.

Emídio Zarcos também deu aulas de bateria durante vários anos o que permitiu desenvolver em Beja o interesse por este instrumento e pela música.

 

 

Objectivos

 

-  Desenvolver meios e condições que incentivem à criação artística e à proximidade com a música e que facilitem a evolução dos projectos desenvolvidos;

-  Proporcionar iniciativas de âmbito artístico e cultural aos sócios e à comunidade em geral;

-  Promover a arte criada e desenvolvida em Beja de forma a expandi-la a outros locais;

-  Apoiar a divulgação e lançamento de trabalhos editados e apoiar a edição de trabalhos por editar;

-  Colaborar com os sócios no intuito de desenvolver condições logísticas de apoio às necessidades intrínsecas a cada atividade;

-  Tornar a música e a cultura numa constante ativa e Beja uma referência neste meio;

-  Criação de um núcleo cultural, de lazer e partilha de experiências e conhecimentos;

-  Contribuir para a instalação de valores positivos na sociedade;

-  Contribuir para a formação, valorização e qualificação dos sócios;

-  Contribuir para a descentralização cultural;

-  Promover a cooperação e o diálogo intercultural;

bottom of page